Coisas que gostaria de compreender…

MariaClara

Queria compreender…
… os sentimentos que você não consegue expressar.
…o que você sente quando seus amiguinhos estão brincando e você prefere ficar só, recusando se juntar a eles.
…por que não consigo explicar algumas coisas ou situação.
…sua agitação ou momentos em que está totalmente alheia de tudo que se passa ao redor.
…sua ansiedade constante.
…por que você fica tão nervosa quando não consegue encaixar uma peça de brinquedo.
… sua reação e seus pensamentos quando outra criança quer seu brinquedo, mas você simplesmente não quer dividir.
…seu olhar distante e vazio.
…quando esta ausente e hostil com as pessoas, mesmo com familiares.
…se você percebe quando outras crianças desistem de brincar com você, pois
Você não faz questão.
…porque você prefere a companhias de adultos a de crianças
…quando você não brinca com suas coleguinhas, mas mesmo assim não quer que elas vão embora.
…o que você sente quando fica de fora de brincadeira, porque não é compreendida.
Enfim, gostaria de compreender seu mundinho.
O autismo não te faz diferente, apenas vê as coisas de forma particular, mas a cada dia aprendo mais com você filha amada, e percebo o quanto não valorizamos coisas simples da vida.
Você na sua exclusividade se tornou mais que especial para mim.

Te amo Maria Clara, minha filha… 

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Em seu Art. 3º afirma que o autista tem direito ao acesso à educação e ao ensino profissionalizante. Depois, em parágrafo único, a mesma lei afirma que “Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos do inciso IV do art. 2º, terá direito a acompanhante especializado.”. Aqui está outro grande alívio para nós, profissionais, que temos lutado por acompanhante especializado de escola em escola e que já ouvimos tantos “nãos” e tantos estranhamentos frente a este pedido. O acompanhante especializado é direito do autista e é fundamental para que ele se adapte ao meio escolar e consiga aproveitar ao máximo as estimulações deste contexto.

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